Espumantes brasileiros: uma viagem do Vale dos Vinhedos ao Nordeste

Em solidariedade ao povo do estado do Rio Grande do Sul, nós do Grupo BZ organizamos três rifas solidárias para angariar fundos para envio de kits de eletrodomésticos para que as famílias tenham uma ajuda inicial para recomeçar suas vidas ao retornarem às suas casas. As rifas consistem em sortear um final de semana em Búzios, em uma das Pousadas do Grupo. Além disso, todos os participantes das rifas terão 30% de desconto em reservas futuras na pousada escolhida! Confira todos os detalhes aqui e participe. Vamos juntar nossas forças em prol dos nossos irmãos gaúchos!

                                                ______________________________________________________________________

O Brasil é conhecido por sua diversidade étnica, belezas naturais, música e culinária, e nos últimos tempos, também por sua produção de excelentes vinhos espumantes. Isso mesmo, os espumantes brasileiros têm se destacado cada vez mais no cenário internacional e agradado o paladar de muitos consumidores. Somente no ano de 2021, das 309 medalhas internacionais conquistadas, 186 foram de espumantes.

Os espumantes brasileiros combinam perfeitamente com a cultura do nosso país. O clima tropical e quente do Brasil implora por bebidas refrescantes e leves, e os espumantes são recomendações ideais para esse cenário. Eles são perfeitos para acompanhar pratos típicos da culinária brasileira, como feijoada, churrasco e frutos do mar. A acidez e o frescor dos espumantes ajudam a equilibrar o sabor forte, gorduroso e salgado desses pratos, proporcionando uma harmonização única.

Além disso, para acompanhar a personalidade do povo brasileiro, conhecida por ser festiva e calorosa, os espumantes brasileiros são uma excelente opção para comemorações e momentos especiais. Eles transmitem alegria, descontração e celebração, e são versáteis, já que podem ser saboreados em diversas ocasiões, desde um dia na praia até em um churrasco de domingo.

Os espumantes nacionais, ao contrário dos vinhos finos, dominam o mercado interno em consumo. Importante ressaltar que o Brasil não se resume mais à produção de vinhos na tradicional região Sul, como agora apresenta produção expressiva até no Nordeste, onde o clima é mais quente e seco.

A Serra Gaúcha é a região produtora de vinho mais tradicional do país e engloba o Vale dos Vinhedos e várias outras cidades do Rio Grande do Sul. O Vale dos Vinhedos foi a primeira indicação geográfica reconhecida do Brasil e é formada por Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A região é ideal para o cultivo de uvas que são utilizadas na produção de espumantes, como a Chardonnay e a Pinot Noir.

Apesar de ser mais conhecida pela produção de cachaça, o Nordeste brasileiro também tem se destacado na produção de vinhos. Ainda que com produção relativamente pequena, os estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte apresentam condições climáticas favoráveis para o cultivo de uvas e engarrafam ótimos rótulos para o mercado.

E para os amantes do vinho que desejam conhecer mais sobre a diversidade dos espumantes brasileiros, não há lugar melhor do que a feira de vinhos do Wine in Búzios. Com entrada gratuita, este ano a Feira reúne mais de 150 rótulos com doses para degustação à venda, além de opções gastronômicas para acompanhar. Dentre os rótulos em exposição, contaremos também com espumantes brasileiros e vinhos frisantes. Confira mais detalhes sobre a Feira de Vinhos e seus expositores aqui.

Colecione as taças oficiais do Wine in Búzios! Compre-as antecipadamente por aqui, ou presencialmente durante os dias da Feira, na barraca das taças. A retirada será feita presencialmente mediante a apresentação do documento de identificação do titular da compra.

Vamos juntos brindar a vida! Confira aqui a programação completa do festival.

Compartilhe a postagem:

Posts Relacionados

Newsletter